Avançar para o conteúdo principal

Esperança e lucidez

Feliz Ano de 2016!

Desejo que este ano que ainda agora começou possa trazer tudo o que for necessário para que cada um de nós seja mais feliz. E, na verdade, não é bem o ano que vai mudar muita coisa na nossa vida. Somos nós que temos que mudar em primeiro lugar. Temos que decidir internamente e depois concretizar ou consubstanciar a decisão tomada. Por vezes bastará decidir caminhar para que o caminho se abra. Outras vezes basta querer muito, e os ingredientes juntam-se à nossa volta. E o Ano Novo trará um vector fundamental para as tais mudanças que deverão começar por nós: uma esperança renovada! Acabámos de ganhar mais 366 dias de esperança. Esta é a magia de uma ano novinho em folha, a estrear! A esperança que nos oferece. E em cada dia, poderemos mudar o mundo. O importante é começar por algum lado em nós. Numa coisinha qualquer pequenina que nos faça sentido. Que seja importante. Numa dimensão muito pequenina quase microscópica. Não importa. Importa é começar por qualquer lado. Diz que um elefante se come aos bocadinhos. E é verdade. Não podemos querer mudar tudo ao mesmo tempo. Deitarmo-nos uma pessoa e acordarmos outra. Temos que começar por um lado qualquer, nem que seja pela unha do dedo mindinho. Tudo é importante. Experimentem ter uma ferida na unha do dedo mindinho e vão ver a importância que ela tem! Encalha em todo o lado e com tudo! 

As grandes mudanças que tenho experienciado e que tenho visto acontecer nos outros são mudanças que acontecem devagarinho. Pé ante pé. Sem se dar por isso. E assim discretamente, vão construindo o seu chão. Vão construindo com segurança e com certeza. E, um dia, por qualquer pormenor aparentemente sem importância, repara-se que se é melhor pessoa. Ou que se está mais em paz. Ou que não se gasta energia com ninharias. Ou que não se quer viver uma vida de faz de conta ou de aparências. Ou que já não se corre para se fugir dos problemas. Ou que já não se esconde a cabeça debaixo da areia como as avestruzes. Ou outra coisa qualquer do mesmo género. Estas mudanças estruturais na nossa maneira de encarar a vida, por regra, vão acontecendo paulatinamente. O mais importante é começar e querer muito. Depois, a Divina Providência vai encarregar-se de nos ajudar nestas tarefas. Tudo o que é para o nosso bem, Deus ajuda. Na maior parte das vezes apenas está a aguardar que queiramos. Assim que quisermos evoluir, Deus ajuda. Pode não ser exatamente da forma como estamos à espera ou da forma que nos parecerá lógica. Mas Deus é que sabe qual é a melhor forma para chegarmos onde temos que chegar. Mais uma vez, acreditar, entregar e confiar no Céu. A esperança no principio, no meio e no fim de tudo. Mesmo quando o desanimo ataca, temos que nos lembrar de como é bom ter esperança. De como ela nos conforta, nos mima e nos consola. A esperança foi um presente que Deus nos deu para que nunca nos sentíssemos sozinhos. A esperança coloca um sorriso no nosso rosto mesmo quando nos apetece chorar. Dá uma chamazinha ao nosso coração quando este se sente frio ou é deixado ao Deus dará. Quando ninguém quer saber. A esperança é uma voz permanente que Deus nos dá a dizer que de um momento para o outro tudo poderá ficar melhor. Tudo poderá ser diferente. A esperança é a voz das surpresas boas. Das serenatas inesperadas. A esperança é uma dádiva divina de toda a importância. Salva-nos do desalento, da solidão, da tristeza profunda e de mais um conjunto nefasto e doloroso de emoções.

Como princípio de vida, costumo esperar que aconteça o melhor, em esperança plena, não deixando de me preparar para que o pior possa ocorrer. Esta preparação para que as coisas aconteçam ao contrário também ajuda a preparar e a amenizar o embate e a traçar novo rumo. Esta preparação não  atrapalha em nada a esperança imensa de que tudo corra pelo melhor. Deus deu-me esta graça de viver de esperança. As poucas vezes que esta me faltou é como se me faltasse o ar que respiro. Tenho assumido para mim que não sei viver sem esperança. E peço a Deus que me a renove a cada dia que passa. No mesmo pedido, acrescento a lucidez. Peço sempre ao nosso Pai que me dê a lucidez de ver, de compreender, de sentir e de pensar as coisas tal e qual como são. Para começar o ano, esperança e lucidez já ajudam muito, não é? Pois que assim seja.

Comentários

As mais lidas...

Os olhos da alma

Existem olhares que matam. Não matam a vida mas matam o coração e a alma. Hoje estou neste comprimento de onda. A pensar na importância que os olhares têm. Eu, que sou uma pessoa cheia de palavras e que adoro este tipo de expressão, sou uma franca apreciadora de olhares. Não só de olhares como também de todo o conjunto de formas não verbais de comunicarmos uns com os outros. Da mesma forma que o nosso subconsciente e o nosso coração são muito mais inteligentes que o nosso cérebro e que a nossa racionalidade, o não verbal expressa muito mais sinceramente o que o outro está a pensar ou a sentir. E o olhar é majestoso nesta forma de comunicar. Penso que existem olhares que salvam e olhares que condenam. E não são necessárias quaisquer palavras a acompanhar o que se diz com os olhos.  Neste momento tenho os pensamentos a mil à hora (o que não é difícil, tratando-se de mim). E penso nestas coisas dos olhares. Da importância que tem olharmos os outros, olhos nos olhos, de igual para igu

Corações à janela

De vez em quando o meu coração sai fora do peito. Deixa um lugar vazio. Cheio de nada. Vai espreitar à janela. Vai ver se existem outros corações como ele, a espreitarem, a ver se encontram o que lhes falta. Quando se espreita à janela de uma casa vazia, vê-se fora uma multidão que ainda torna mais vazia a casa da janela onde se espreita. A janela de onde o meu coração espreita tem uma vista colossal sobre a rua da amargura. Da janela vêem-se outros corações a espreitar. Uns despedaçados, outros partidos. Todos os corações inteiros e de saúde encontram-se dentro do peito onde pertencem. Quanto muito, passeiam de um peito ao outro quando se trocam palavras de amor. Não espreitam à janela de casas vazias. Mas uma casa vazia torna-se muito grande, muito solitária e muito fria para que um coração rasgado possa estar sozinho em paz a sangrar. Tem que se entreter e vai espreitar à janela. Tem que ver se encontra um outro coração com quem possa partilhar as mágoas. E faz adeus aos outros

A parvoíce de verão

Resolvi renovar a imagem deste blog. Os meus mundos necessitam de ser dinâmicos. Diz-se que as aquarianas são assim. Detestam rotinas e mais do mesmo. Assim, vou alterando o que posso alterar. Com tantas cores que a vida tem, não é necessário andar-se  sempre com os mesmos tons. Por outro lado, quando não se consegue mudar questões estruturais da nossa vida (embora nos apeteça) vamos mudando o que podemos mudar, o que está ao nosso alcance.  Resolvi então arejar um dos meus mundos mais queridos, o da escrita. Como sou eu própria, mantenho uma certa constância em termos cromáticos e de forma. Há coisas que aqui, tal como na vida, não abdico. São muito próprias, muito minhas. De resto, adoro experimentar tudo o que é diferente de mim. O que é meu eu já conheço. Interessa-me experimentar tudo o que é novo. Deve ser mesmo por ser aquariana de signo com ascendente em aquário. Muito aquário por metro quadrado! Não me safo do exotismo deste arquétipo. Falo disto como se percebesse alguma