Avançar para o conteúdo principal

Entre mim e o meu silêncio

Entre mim e o meu silêncio há uma distância impossível.
A distância que me obriga a calar o que tanto quereria desafogar do peito.

Entre mim e o meu silêncio há um caminho intransponível.
Um caminho que de tão tortuoso me obriga a elevar os passos para não ferir os pés.

Entre mim e o meu silêncio há uma cumplicidade exata. 
Uma cumplicidade que entende na perfeição as palavras que não digo. Os sentimentos que não falo. As emoções que calco para não chegarem à flor da minha pele.

Entre mim e o meu silêncio há um mar imenso. 
Só no mar encontro a paz necessária para processar a imensidão de palavras que teimam em saltar por cada poro, por cada partícula de mim.

Entre mim e o meu silêncio há um jardim verde e amarelo.
Um jardim meio selvagem sem grandes arranjos, organizações ou canteiros. As plantas e flores nascem por onde lhes dá. Sem nenhuma preocupação cromática. Apenas escolhem por onde querem estar. Sem nenhuma razão aparente. Mas como se sabe, toda a planta e flor tem a sua raiz. E as suas razões são sempre muito mais profundas e enraizadas do que aparentam ser. Mas fazem de conta que não são. Plantas verdes com flores amarelas conjugam muito bem. Já se conhece o pandã que fazem. É mais confortável do que se estar a gastar energia em articular outras cores, tonalidades, formas e padrões. 

Entre mim e o meu silêncio há uma vida inteira.
Há uma vida cheia de eras e de eternidades sem princípio nem fim. Enquanto a vida está entre mim e o meu silêncio, saltita alternadamente nas nossas memórias. E as nossas memórias são eternas embora não nos lembremos disso. A vida é eterna e o silêncio é a própria eternidade. 

Entre mim e o meu silêncio há um baú de segredos.
Não se desvendam, os segredos, porque não é necessário. Estão ali mesmo à vista de ambos, entre um e o outro. E partilham-se, entendem-se, sem se pronunciar o seu nome. Entre segredos há sempre silêncios. Ou palavras impronunciáveis.

Entre mim e o meu silêncio há sempre uma dor fininha.
Aquela dor que de tão fininha se esconde em qualquer lado. Estrelica-se toda para caber em qualquer fissurazinha. E aguarda pacientemente. As dores, fininhas ou não, são muito pacientes. Agarram a primeira oportunidade que lhes aparecem e ficam até não as deixarem mais. De vez em quando, a minha dor fininha resolve sair do seu buraquinho e furar o meu coração. Discretamente e sem ruído. Fura e torce que é para fazer mais efeito.

Entre mim e o meu silêncio há um túnel sem saída.
Por vezes é escuro, frio e escorregadio. Outras vezes é tão luminoso, tão luminoso que encandeia e nem se vê por onde se vai. E escorrega-se na mesma. Os tuneis são solitários. A sua travessia é solitária. E, se calhar, nem é um túnel, é um círculo tubular onde continuamente se volta ao local da partida. E se não for um túnel talvez seja um labirinto.

Entre mim e o meu silêncio talvez haja um labirinto.
Onde as palavras se perdem do seu sentido. Onde as sílabas se dividem sem nexo. Onde os sentimentos se perdem dos corações. E onde as emoções não encontram a flor da pele. Mas onde, teimosamente, todos se procuram e correm freneticamente na esperança de se encontrarem.

Entre mim e o meu silêncio existem mundos e mundos e mundos.
Mundos onde me encontro, onde posso depositar todo o amor que me foi confiado. Onde posso guardar a imensa esperança que me move. Onde a minha alegria pode dar asas à sua essência. Onde posso amar sem limites os que amo. Onde posso sarar as minhas feridas e estancar as minhas sangrias. Onde posso esgotar as minhas lágrimas e arrancar as minhas penas. Sem que ninguém perceba. Sem que as águas se movam.

Entre mim e o meu silêncio, tudo o que verdadeiramente importa, acontece.

(Pseudo qualquer coisa inspirado num poema de José Luís Peixoto, do livro "A criança em ruínas")

Comentários

As mais lidas...

Os olhos da alma

Existem olhares que matam. Não matam a vida mas matam o coração e a alma. Hoje estou neste comprimento de onda. A pensar na importância que os olhares têm. Eu, que sou uma pessoa cheia de palavras e que adoro este tipo de expressão, sou uma franca apreciadora de olhares. Não só de olhares como também de todo o conjunto de formas não verbais de comunicarmos uns com os outros. Da mesma forma que o nosso subconsciente e o nosso coração são muito mais inteligentes que o nosso cérebro e que a nossa racionalidade, o não verbal expressa muito mais sinceramente o que o outro está a pensar ou a sentir. E o olhar é majestoso nesta forma de comunicar. Penso que existem olhares que salvam e olhares que condenam. E não são necessárias quaisquer palavras a acompanhar o que se diz com os olhos.  Neste momento tenho os pensamentos a mil à hora (o que não é difícil, tratando-se de mim). E penso nestas coisas dos olhares. Da importância que tem olharmos os outros, olhos nos olhos, de igual para igu

Corações à janela

De vez em quando o meu coração sai fora do peito. Deixa um lugar vazio. Cheio de nada. Vai espreitar à janela. Vai ver se existem outros corações como ele, a espreitarem, a ver se encontram o que lhes falta. Quando se espreita à janela de uma casa vazia, vê-se fora uma multidão que ainda torna mais vazia a casa da janela onde se espreita. A janela de onde o meu coração espreita tem uma vista colossal sobre a rua da amargura. Da janela vêem-se outros corações a espreitar. Uns despedaçados, outros partidos. Todos os corações inteiros e de saúde encontram-se dentro do peito onde pertencem. Quanto muito, passeiam de um peito ao outro quando se trocam palavras de amor. Não espreitam à janela de casas vazias. Mas uma casa vazia torna-se muito grande, muito solitária e muito fria para que um coração rasgado possa estar sozinho em paz a sangrar. Tem que se entreter e vai espreitar à janela. Tem que ver se encontra um outro coração com quem possa partilhar as mágoas. E faz adeus aos outros

A parvoíce de verão

Resolvi renovar a imagem deste blog. Os meus mundos necessitam de ser dinâmicos. Diz-se que as aquarianas são assim. Detestam rotinas e mais do mesmo. Assim, vou alterando o que posso alterar. Com tantas cores que a vida tem, não é necessário andar-se  sempre com os mesmos tons. Por outro lado, quando não se consegue mudar questões estruturais da nossa vida (embora nos apeteça) vamos mudando o que podemos mudar, o que está ao nosso alcance.  Resolvi então arejar um dos meus mundos mais queridos, o da escrita. Como sou eu própria, mantenho uma certa constância em termos cromáticos e de forma. Há coisas que aqui, tal como na vida, não abdico. São muito próprias, muito minhas. De resto, adoro experimentar tudo o que é diferente de mim. O que é meu eu já conheço. Interessa-me experimentar tudo o que é novo. Deve ser mesmo por ser aquariana de signo com ascendente em aquário. Muito aquário por metro quadrado! Não me safo do exotismo deste arquétipo. Falo disto como se percebesse alguma