Avançar para o conteúdo principal

Coragem

Depois de um interregno para descansar, refletir e ganhar energia para um novo recomeço, apetece-me partilhar algumas ideias sobre o conceito de coragem. Muitas vezes penso nele. O que é ser corajoso? Qual é, na essência, a sua definição e qual será o seu contrário?

Este é um momento em que me predisponho e em que me faz sentido pensar um bocadinho sobre este assunto. Sempre penso na coragem quando não se consegue dizer o que nos vai no pensamento ou na alma. Por vezes temos medo de dar uma notícia menos boa. De dizermos o que nos parece a verdade. De enfrentarmos o medo de magoarmos alguém. De, no fundo, lutarmos contra o que nos assusta. Contra o medo de uma forma geral. E o medo é a antítese do amor. Assim, sempre que somos corajosos e lutamos contra qualquer tipo de medo, estamos a abrir caminho para o amor. A fazer com que este ganhe terreno. A chatice é que ainda por cima, é mais fácil ter medo do próprio amor do que recebê-lo e deixá-lo tomar conta de nós, incondicionalmente. Este é que talvez seja o busílis...talvez seja mais fácil ter medo do que ter coragem. E nós passamos a vida em poupança de energia...e normalmente procuramos os caminhos mais fáceis. Ser corajoso dá muito mas muito trabalho. É um trabalho que é interno, de luta connosco próprios. Com dor. Com sofrimento.

Existem pessoas que são capazes de enfrentar, externamente a si próprios, as maiores provações. Lutar por causas, lutar em defesa de outros contra fortíssimas ameaças, de subirem aos píncaros do mundo e de atravessarem oceanos à procura de qualquer coisa. Muito corajosos, dizemos nós. Em parte é verdade, claro. Mas falo de outro tipo de coragem. De uma coragem muito mais interna, muito mais estrutural e espiritual. Aquela que nos faz ainda melhores pessoas. Daquela que aperfeiçoa o ser humano e a sua alma. Falo da coragem de enfrentar os seus próprios medos. As suas fraquezas, as suas limitações. A coragem de acreditar em si próprio. A coragem de acreditar no que se sente. Naquilo que o coração dita. A coragem de ter fé. Fé em Deus, fé nos outros e, principalmente, fé em si próprio. 

Falo na coragem de se olhar para dentro e de encontrar o que nos traz felicidade e de se lutar por isso. Somos capazes de enfrentar um leão e não somos capazes de enfrentar o nosso interior. O amor que sentimos por alguém. Eventualmente até do amor que alguém sente por nós. Temos um medo desgraçado do amor....e de sofrermos. E de magoarmos...e não sabemos dizer aquilo que pode deixar os outros tristes. Ou fazer qualquer coisa que possa magoar, criar expetativas, falsas esperanças ou coisas do género. E, então, como não sabemos o que fazer com isso, porque temos medo do resultado, então não fazemos nada. Ou oferecemos meias palavras. Não dizemos nem deixamos de dizer. Não fazemos nem deixamos de fazer. Falta-nos a coragem de sermos verdadeiramente honestos connosco próprios e com os outros....por medo, por falta de coragem. E de repente, sem darmos por isso e sem ser essa a nossa intenção, já magoámos. Já ferimos. Já criamos o vazio. O limbo não é coisa nenhuma. É um estado sem definição. Por vezes, mais vale deixar o outro um bocadinho triste do que magoado pelo vazio. Fácil perceber porque é que a coragem é tão importante? Porque ela nos ajuda a sermos verdadeiros e transparentes nos nossos relacionamentos. Ajuda-nos a sermos verdadeiros. E sem verdade, qualquer tipo de relação não vale a pena. E claro que custa. Principalmente quando se está habituado a viver de aparências, de pareceres, de "embrulho" e de "casca" exterior. Quando se está habituado a viver de fora para dentro. O grande desafio é viver-se de dentro para fora. Ser o nosso interior, a nossa essência, a comandar os nossos comportamentos, atitudes, decisões e escolhas...para isto é preciso muita, mas muita coragem. 

A coragem de se ser o que se é, não é para qualquer um. Por vezes quer-se ser aquilo que não somos. Gostaríamos de ser diferentes, mais isto ou mais aquilo. Menos assim ou menos assado. Até para desejarmos ser uma coisa diferente, temos que conhecer o que na realidade somos. E sem fugas para a frente, empurrares de barriga ou fazeres de conta.

Aproveitei muito das minhas estadas junto ao meu precioso mar e das minhas habituais contemplações pela criação para refletir também sobre este assunto da coragem. Sobre a minha própria coragem. Sobre a coragem das pessoas que amo. Sobre a facilidade com que nos deixamos invadir pelos nossos medos e fragilidades. E por vezes basta percebermos a imensidão de outras coisas para podermos relativizar  tudo o que nos molesta e nos apoquenta. Para tornarmos os nossos medos pequeninos. Para que as nossas fragilidades possam ser aceites e contornadas. E para sermos capazes de rirmos de nós próprios. De uma forma libertadora e não de uma forma humilhante. E se aceitarmos aquilo que verdadeiramente somos, procurando sempre melhorar enquanto pessoas, estamos a ser verdadeiramente corajosos.

E termos a coragem de darmos o tempo que as coisas necessitam para serem. Para acontecerem. De integrarmos que tudo o que nos acontece ou é uma bênção ou é uma lição. Ambas com a mesma importância. Saber dar valor às dádivas e retirar aprendizagens também não é para qualquer um. É preciso saber-se aceitar, de coração, ambas as oportunidades que o Céu nos dá para evoluirmos enquanto alma. Até para se aceitar um caminho evolutivo, na maior parte das vezes, tortuoso, doloroso e muito solitário, é preciso ter muita coragem. Doses imensas. Para sermos capazes de continuar mesmo quando se sangra, quando apetece desistir e enfiar a cabeça na areia. Entrar em quarentena ou hibernar. De vez em quando apetece tanto fechar os olhos e abri-los noutro estado, noutra fase ou até noutra vida. Ou voltar atrás. Ou andar para a frente, ou até fazer umas curvas ao contrário aqui ou ali.

Ter coragem não é não apetecer nada destas coisas. É exatamente o contrário: apesar de apetecer tanto e deste apetite ser tão forte e avassalador, conseguir-se, mesmo assim, caminhar pelo rumo certo, aquele que é o melhor apesar de mais difícil. Pelo caminho que nos faz evoluir, aprender e enriquecer a nossa história enquanto alma. Esta escolha é feita com muita coragem espiritual e tem que ser relembrada quase todos os dias. Principalmente nos dias difíceis. Nos dias de lágrimas. Nos dias em que tornamos o mar um bocadinho maior e mais salgado. Porque será que as coisas que verdadeiramente são tão importantes são simultaneamente tão difíceis? Mais um dos mistérios da criação...



Comentários

As mais lidas...

Os olhos da alma

Existem olhares que matam. Não matam a vida mas matam o coração e a alma. Hoje estou neste comprimento de onda. A pensar na importância que os olhares têm. Eu, que sou uma pessoa cheia de palavras e que adoro este tipo de expressão, sou uma franca apreciadora de olhares. Não só de olhares como também de todo o conjunto de formas não verbais de comunicarmos uns com os outros. Da mesma forma que o nosso subconsciente e o nosso coração são muito mais inteligentes que o nosso cérebro e que a nossa racionalidade, o não verbal expressa muito mais sinceramente o que o outro está a pensar ou a sentir. E o olhar é majestoso nesta forma de comunicar. Penso que existem olhares que salvam e olhares que condenam. E não são necessárias quaisquer palavras a acompanhar o que se diz com os olhos.  Neste momento tenho os pensamentos a mil à hora (o que não é difícil, tratando-se de mim). E penso nestas coisas dos olhares. Da importância que tem olharmos os outros, olhos nos olhos, de igual para igu

Corações à janela

De vez em quando o meu coração sai fora do peito. Deixa um lugar vazio. Cheio de nada. Vai espreitar à janela. Vai ver se existem outros corações como ele, a espreitarem, a ver se encontram o que lhes falta. Quando se espreita à janela de uma casa vazia, vê-se fora uma multidão que ainda torna mais vazia a casa da janela onde se espreita. A janela de onde o meu coração espreita tem uma vista colossal sobre a rua da amargura. Da janela vêem-se outros corações a espreitar. Uns despedaçados, outros partidos. Todos os corações inteiros e de saúde encontram-se dentro do peito onde pertencem. Quanto muito, passeiam de um peito ao outro quando se trocam palavras de amor. Não espreitam à janela de casas vazias. Mas uma casa vazia torna-se muito grande, muito solitária e muito fria para que um coração rasgado possa estar sozinho em paz a sangrar. Tem que se entreter e vai espreitar à janela. Tem que ver se encontra um outro coração com quem possa partilhar as mágoas. E faz adeus aos outros

A parvoíce de verão

Resolvi renovar a imagem deste blog. Os meus mundos necessitam de ser dinâmicos. Diz-se que as aquarianas são assim. Detestam rotinas e mais do mesmo. Assim, vou alterando o que posso alterar. Com tantas cores que a vida tem, não é necessário andar-se  sempre com os mesmos tons. Por outro lado, quando não se consegue mudar questões estruturais da nossa vida (embora nos apeteça) vamos mudando o que podemos mudar, o que está ao nosso alcance.  Resolvi então arejar um dos meus mundos mais queridos, o da escrita. Como sou eu própria, mantenho uma certa constância em termos cromáticos e de forma. Há coisas que aqui, tal como na vida, não abdico. São muito próprias, muito minhas. De resto, adoro experimentar tudo o que é diferente de mim. O que é meu eu já conheço. Interessa-me experimentar tudo o que é novo. Deve ser mesmo por ser aquariana de signo com ascendente em aquário. Muito aquário por metro quadrado! Não me safo do exotismo deste arquétipo. Falo disto como se percebesse alguma