Avançar para o conteúdo principal

Bichinhos da Seda

Hoje vou escrever sobre os bichinhos da seda. Não é que eu perceba alguma coisa do assunto. Cientificamente não sei nada. Apenas me encantam desde que me lembro de ser gente. Como qualquer outra criança, também tive uma caixinha de sapatos vazia com uns bichinhos da seda lá a morar. Lembro-me de como as lagartinhas eram macias ao toque. Tão macias e delicadas. Se fechar os olhos, ainda consigo sentir a suavidade dos seus corpitos cinzentos. Lembro-me que os contemplavam muito. Passava muito tempo, perdida nas minhas observações e pensamentos, a fazer companhia aos meus bichinhos da seda. Lembro-me de pensar como eram engraçados a traçar as suas veredas nas folhas de amoreira. E como deveriam enjoar por comer sempre a mesma coisa. E porque seria que só comiam folhas de amoreira? E porque não uma verde e fresquinha folha de alface? É verdade, uma vez resolvi mudar-lhes a dieta e matei uma data deles. Fartei-me de chorar. Mas foi uma lição aprendida: não bulir com as leis da natureza. Respeitar o equilíbrio natural das coisas.


Hoje, pensando bem sobre estes bichinhos, retiro tantas aprendizagens e lições. Uns bichinhos tão delicados e frágeis, que parecem umas vulgares e simples lagartas das couves, são capazes de produzir um fio tão resistente e tão bonito. O fio com que se faz a seda. Um tecido tão lindo e valioso! Teve historicamente um papel fundamental nas relações comerciais entre os povos. Até existiu a famosa Rota das Sedas, não é? E tudo partiu de um conjunto de lagartinhas cinzentas…

(Como se chamará a um conjunto de lagartas? Não há-de ser um bando nem uma manada, com certeza. Uma aprendizagem ainda por fazer.)

Os bichinhos da seda são a prova viva de como não podemos descurar a importância das coisas pequeninas, delicadas e frágeis. Ninguém dá nada por eles e são capazes de coisas tão bonitas! Sabem exactamente o  que devem fazer e qual a sua missão. Quando chega a hora certa, que só eles e Deus sabem quando é, constroem o seu próprio casulo e enfiam-se lá dentro sem precisarem da ajuda de ninguém. 

Como eu gostaria, de vez em quando, de construir o meu próprio casulo, assim macio, protetor e pacificador! Metia-me lá dentro até que me apetecesse e descansava a alma! Gostava tanto de descansar a alma! De soltar os pensamentos sem pressas. No meu tempo, com as minhas demoras e associações. Meditar, esvaziar a cabeça, sossegar o coração e mais outras coisas que na altura me apetecessem fazer…sem tempo contado.

Quando se descansa profundamente, dá-se espaço a que as metamorfoses ocorram. Tal como os bichinhos da seda, também nós precisamos de um espaço e tempo próprios, de um momento de descanso, em ambiente protegido, para podermos alterar a nossa forma, o nosso ser. Para melhor e mais bonito. Para se ir de lagarta a crisálida, e de crisálida a linda borboleta. Como são fantásticos os bichinhos da seda!!! Como são o reflexo de um processo tão importante para a nossa evolução e crescimento enquanto pessoas e almas. E penso que se os bichinhos da seda tivessem lábios, eles estariam sempre rasgados num lindo sorriso. Aquelo sorriso de quem sabe exactamente qual é a sua missão e que a aceita com toda a alegria. De quem sabe que tudo o que lhe acontece é para um bem maior, transcendente e divino. E têm o dom de saber que uma feia lagartinha rastejante esconde uma maravilhosa borboleta colorida e alada que pode pairar sobre toda a criação! E com o poder de dar vida a novas lagartinhas e a outras borboletas, que nascerão no mais delicado e confortável dos berços: um casulo feito de fio de seda!

Como são prendados estes bichinhos. Como é delicado e poderoso este ciclo de vida. Como sou pequenina perante esta maravilha da natureza!

Comentários

As mais lidas...

Os olhos da alma

Existem olhares que matam. Não matam a vida mas matam o coração e a alma. Hoje estou neste comprimento de onda. A pensar na importância que os olhares têm. Eu, que sou uma pessoa cheia de palavras e que adoro este tipo de expressão, sou uma franca apreciadora de olhares. Não só de olhares como também de todo o conjunto de formas não verbais de comunicarmos uns com os outros. Da mesma forma que o nosso subconsciente e o nosso coração são muito mais inteligentes que o nosso cérebro e que a nossa racionalidade, o não verbal expressa muito mais sinceramente o que o outro está a pensar ou a sentir. E o olhar é majestoso nesta forma de comunicar. Penso que existem olhares que salvam e olhares que condenam. E não são necessárias quaisquer palavras a acompanhar o que se diz com os olhos.  Neste momento tenho os pensamentos a mil à hora (o que não é difícil, tratando-se de mim). E penso nestas coisas dos olhares. Da importância que tem olharmos os outros, olhos nos olhos, de igual para igu

Corações à janela

De vez em quando o meu coração sai fora do peito. Deixa um lugar vazio. Cheio de nada. Vai espreitar à janela. Vai ver se existem outros corações como ele, a espreitarem, a ver se encontram o que lhes falta. Quando se espreita à janela de uma casa vazia, vê-se fora uma multidão que ainda torna mais vazia a casa da janela onde se espreita. A janela de onde o meu coração espreita tem uma vista colossal sobre a rua da amargura. Da janela vêem-se outros corações a espreitar. Uns despedaçados, outros partidos. Todos os corações inteiros e de saúde encontram-se dentro do peito onde pertencem. Quanto muito, passeiam de um peito ao outro quando se trocam palavras de amor. Não espreitam à janela de casas vazias. Mas uma casa vazia torna-se muito grande, muito solitária e muito fria para que um coração rasgado possa estar sozinho em paz a sangrar. Tem que se entreter e vai espreitar à janela. Tem que ver se encontra um outro coração com quem possa partilhar as mágoas. E faz adeus aos outros

A parvoíce de verão

Resolvi renovar a imagem deste blog. Os meus mundos necessitam de ser dinâmicos. Diz-se que as aquarianas são assim. Detestam rotinas e mais do mesmo. Assim, vou alterando o que posso alterar. Com tantas cores que a vida tem, não é necessário andar-se  sempre com os mesmos tons. Por outro lado, quando não se consegue mudar questões estruturais da nossa vida (embora nos apeteça) vamos mudando o que podemos mudar, o que está ao nosso alcance.  Resolvi então arejar um dos meus mundos mais queridos, o da escrita. Como sou eu própria, mantenho uma certa constância em termos cromáticos e de forma. Há coisas que aqui, tal como na vida, não abdico. São muito próprias, muito minhas. De resto, adoro experimentar tudo o que é diferente de mim. O que é meu eu já conheço. Interessa-me experimentar tudo o que é novo. Deve ser mesmo por ser aquariana de signo com ascendente em aquário. Muito aquário por metro quadrado! Não me safo do exotismo deste arquétipo. Falo disto como se percebesse alguma