Avançar para o conteúdo principal

50 gotas

Hoje dei conta que já escrevi por aqui 50 textos. Meu Deus! 50! Quando comecei nestas coisas não me imaginava a escrever tanto. Isto porque cada vez que escrevo um texto, penso sempre que será o último. Parece-me que já não terei nada a dizer a seguir. É um pensamento tolo mas recorrente. Nunca sei se virá nova vontade de escrever. Se a inspiração volta. Nem sei bem o que é a inspiração. Como é que salta e comanda a escrita. Só sei que é um ímpeto que não me apetece nada controlar. Deixo sair. Parece que as palavras têm vontade própria. E quando não são as palavras, são os assuntos. Há assuntos que querem ser falados. Mais ou menos profundos, polémicos ou difíceis de entender, querem ver a luz do dia, de forma despretensiosa mas incisiva. Querem um bocadinho de atenção. E para mim é muito fácil fazer-lhes a vontade.

As palavras, os pensamentos, a contemplações e reflexões fazem parte de mim. São uma segunda pele. Se calhar até são a primeira pele. Desde que me lembro de mim que me lembro de mundos interiores tão grandes e tão complexos que os escondia. Não conseguia perceber se as outras pessoas também pensavam como eu pensava. Sempre dei conta que gostava de coisas e que me emocionava com coisas que as outras pessoas nem ligavam. Nem sabiam do que falava. Sempre tive alguma noção de diferença, de não pertença à maioria dos ambientes. E achava que era um bocadinho esquisita. Sempre dei uma particular atenção às pessoas. Sempre as procurei entender, saber os porquês das coisas, dos comportamentos e das atitudes. 

Sempre fui adaptada aos contextos embora fosse uma adaptação aparente. Utilizando o registo necessário para a tal adaptação. Sempre um pouco solitário, pois não poderia ser eu própria verdadeiramente. E fui expandindo os meus mundos interiores. Foi o possível. Muito poucas pessoas me conhecem a sério. Muito poucas sabem onde estão as minhas fronteiras. Nem os meus próprios pais têm a noção de até onde sou o que sou. Mas sem mágoa. Como costumo dizer, a idade é uma coisa maravilhosa. Antes importava-me com estas coisas. Hoje em dia já não me importo nada. Já não me importo com o que a generalidade das pessoas pensa. Importo-me muito com a opinião de muito pouca gente. E fiz um acordo comigo: serei o mais fiel a mim mesma que for capaz. Tentarei ser o mais verdadeira possível comigo própria. E é muito bom. Tenho pacificado, aprofundado, serenado. E afinal, não é o mundo que se modificou mas eu é que alterei as minhas energias. As minhas formas de pensar e agir. Aprendi a rir de mim própria. Aprendi a chorar sempre que tenha vontade, sem engolir. Aprendi a tirar alegria de tudo o que puder. A amar o que o coração disser. E cada vez sou mais livre. Com uma liberdade pacificada. Estou neste caminho. Não sei se alcanço o fim, não o conheço. Mas o caminho é fantástico. O processo de ficarmos bem connosco próprios é uma maravilha! Se soubesse que era tão bom, tinha começado ainda mais cedo! Mas como sempre digo – embora me custe – tudo tem o seu tempo certo.

Ainda estou no caminho de limar a exigência. De ser menos exigente comigo própria e com os outros. De aceitar as coisas tal e qual como são e como a vida as apresenta. De as aceitar simplesmente sem as querer modificar ou transformar à minha medida. Também estou naquele processo de aprender a viver um dia de cada vez. Sem pensar para a frente e para trás. Esta parte não é assim lá muito fácil. Mas esforço-me. E como sou muito perseverante pode ser que lá vá indo. Uns dias melhor e outros pior. Custa-me muito esta coisa do aqui e agora porque há muita vida para viver e não cabe toda num dia. Há tanta natureza para apreciar, tanta companhia para desfrutar, tanto livro para ler, tanta musica para ouvir, tanto mar, tanto sol, tanto amor. E o que faço a isto tudo? Ainda não encontrei a forma de gerir estas coisas todas com o aqui e o agora. 

É bem verdade que já aprendi a retirar alegria de coisas simples, que me acontecem assim de repente, de apreciar momentos que surgem só porque sim. Sem passado nem futuro. E cada vez gosto mais de coisas simples, de pessoas simples, de pureza e de doçura. Dizem que refletimos fora de nós o que somos e sentimos por dentro. Se assim for, fico muito contente pois tenho procurado tornar-me cada vez uma pessoa menos complexa, mais simples, tenho tentado purificar a minha alma e ser mais doce. Sempre que sinto amargura, faço o pino para me livrar dela. Procuro incessantemente encontrar estratégias de limpar a densidade da alma, de expurgar a tristeza, a zanga, o mau feitio e tudo o que não é bom. Nem sempre consigo. Mas já consigo muito melhor do que conseguia antigamente. E quanto mais tento, mais fácil é. 

A minha alma tem que ser maior do que tudo o que não a engrandece, do que tudo o que a torna densa e feia. A luz, o bem, o amor, a paz, a justiça e a verdade são os ingredientes para o bem supremo da nossa alma. E da dos outros. Aplicar isto tudo na nossa vida, desafio total! Devem por aí vir mais uns 50 textos à volta do cerne da questão...

Comentários

As mais lidas...

Os olhos da alma

Existem olhares que matam. Não matam a vida mas matam o coração e a alma. Hoje estou neste comprimento de onda. A pensar na importância que os olhares têm. Eu, que sou uma pessoa cheia de palavras e que adoro este tipo de expressão, sou uma franca apreciadora de olhares. Não só de olhares como também de todo o conjunto de formas não verbais de comunicarmos uns com os outros. Da mesma forma que o nosso subconsciente e o nosso coração são muito mais inteligentes que o nosso cérebro e que a nossa racionalidade, o não verbal expressa muito mais sinceramente o que o outro está a pensar ou a sentir. E o olhar é majestoso nesta forma de comunicar. Penso que existem olhares que salvam e olhares que condenam. E não são necessárias quaisquer palavras a acompanhar o que se diz com os olhos.  Neste momento tenho os pensamentos a mil à hora (o que não é difícil, tratando-se de mim). E penso nestas coisas dos olhares. Da importância que tem olharmos os outros, olhos nos olhos, de igual para igu

Corações à janela

De vez em quando o meu coração sai fora do peito. Deixa um lugar vazio. Cheio de nada. Vai espreitar à janela. Vai ver se existem outros corações como ele, a espreitarem, a ver se encontram o que lhes falta. Quando se espreita à janela de uma casa vazia, vê-se fora uma multidão que ainda torna mais vazia a casa da janela onde se espreita. A janela de onde o meu coração espreita tem uma vista colossal sobre a rua da amargura. Da janela vêem-se outros corações a espreitar. Uns despedaçados, outros partidos. Todos os corações inteiros e de saúde encontram-se dentro do peito onde pertencem. Quanto muito, passeiam de um peito ao outro quando se trocam palavras de amor. Não espreitam à janela de casas vazias. Mas uma casa vazia torna-se muito grande, muito solitária e muito fria para que um coração rasgado possa estar sozinho em paz a sangrar. Tem que se entreter e vai espreitar à janela. Tem que ver se encontra um outro coração com quem possa partilhar as mágoas. E faz adeus aos outros

A parvoíce de verão

Resolvi renovar a imagem deste blog. Os meus mundos necessitam de ser dinâmicos. Diz-se que as aquarianas são assim. Detestam rotinas e mais do mesmo. Assim, vou alterando o que posso alterar. Com tantas cores que a vida tem, não é necessário andar-se  sempre com os mesmos tons. Por outro lado, quando não se consegue mudar questões estruturais da nossa vida (embora nos apeteça) vamos mudando o que podemos mudar, o que está ao nosso alcance.  Resolvi então arejar um dos meus mundos mais queridos, o da escrita. Como sou eu própria, mantenho uma certa constância em termos cromáticos e de forma. Há coisas que aqui, tal como na vida, não abdico. São muito próprias, muito minhas. De resto, adoro experimentar tudo o que é diferente de mim. O que é meu eu já conheço. Interessa-me experimentar tudo o que é novo. Deve ser mesmo por ser aquariana de signo com ascendente em aquário. Muito aquário por metro quadrado! Não me safo do exotismo deste arquétipo. Falo disto como se percebesse alguma