Avançar para o conteúdo principal

A lua, os homens e as dores nas costas

Hoje estou numa lua má. Há luas boas e más como tudo na vida. Por vezes, a influência da lua pode ser uma maravilha. Inspiradora, apaziguadora, romântica ou outra coisa qualquer. Conduz as marés e os ânimos. Não sei porquê mas parece-me que as mulheres são mais influenciadas pela lua do que os homens. Os homens são influenciados por qualquer força vinda de um planeta ainda desconhecido. A lua, pelo menos, conhece-se e sabe-se a influência que tem num montão de coisas na natureza. Sabe-se que tem fases, desde o esplendorosa até ao "não quero ver ninguém", é caprichosa e a sua influência é subtil e silenciosa. É verdade, a lua é feminina, sem sombra de dúvida. A própria lua tem luas. 

Os homens não se sabe. São criaturas incompreensíveis.  Às vezes são simples, simples, a preto e branco. Tão simples, tão simples que nem parece possível e custa a acreditar. Outras vezes tão complexos que será preciso ter pelo menos dois doutoramentos para se começar a conseguir formular hipóteses sobre o assunto. O mais engraçado é que tudo isto pode acontecer na mesma pessoa. No mesmo homem. Passarem de uma resposta primária a um raciocínio altamente complexo de um segundo para o outro, é possível. Também há mundos lá por dentro que não se entendem. A mim parece-me que a esmagadora maioria não consegue falar sobre o que sente. Esconde as emoções, os sentimentos, as fragilidades. Escondem a alma e tudo o que têm de mais bonito. E isto não é uma critica é um facto, do meu ponto de vista, claro. E eu entendo, embora por vezes me tenha feito e continue a fazer alguma mossa. Os homens foram educados para a força, para a racionalidade, para a resolução de problemas, para a solução. Homem que é homem não chora. Com estes carimbos desde pequeninos, como é que conseguem lidar com que sentem? Com o que os emociona? Devem sofrer que se fartam...por isso é que muitas vezes, perante situações difíceis que implique perda, emoções ao rubro e outras coisas afins, são as mulheres que mantém o sangue frio e tratam de resolver o problema. Depois têm os fanicos, após as coisas estarem resolvidas. Mas durante o processo, são rochas, enquanto os homens ainda parecem baratas tontas. 

Nem sei porque  estou a desenvolver esta conversa. Devo-me ter lembrado de duas ou três pessoas que conheço e lá seguem as associações de ideias...

Não pensem que sou feminista ou outra coisa qualquer do género. Eu detesto qualquer espécie de radicalismo e de etiquetas, categorizações que colocam as pessoas em lados ou em gavetas. Pessoas são pessoas antes de serem outra coisa qualquer. Antes de serem catalogadas. E acho que as diferenças entre os homens e as mulheres são maravilhosas. Por isso é que se complementam tão bem! Claro que o contexto e a educação têm um papel fundamental na forma como as pessoas se relacionam. Sempre achei que os homens estiveram em desvantagem nestes assuntos do coração, sentimentos e emoções. Na verdade, são educados para a frieza. E o descongelamento é um processo que leva o seu tempo, por mais que o tentemos acelerar. Parece que a amabilidade e delicadeza são muitas vezes confundidas com fraqueza. Que pena! Muitos homens gastarão muita energia a esconder e a trancar o que têm de melhor! Irónico, não é? Bem, será talvez o nosso papel torná-los mais macios e suaves. A ensiná-los a lidar com a sua própria sensibilidade. Tudo isto sem perderem uma gotinha sequer de masculinidade. Porque umas coisas não têm nada a ver com outras e não há maneira de se entender isto!

Se os homens soubessem como a doçura é atraente aos olhos de uma mulher, em vez de usarem perfume, polvilhavam-se com açúcar!!! Mas enfim , não se lhes pode ensinar tudo. Aquelas senhoras de idade respeitável costumam ensinar às mais novas o seguinte "aos homens nem tudo ao comer, nem tudo ao saber". Diz que é infalível para manter o bom relacionamento entre homem e mulher. Eu não saberei dizer. Sou apologista da transparência entre as pessoas, principalmente entre as que se amam. Claro que existe sempre uma parte de nós que é só nossa. Nossa e de Deus. E nem acredito naquela coisa de 1 mais 1 = 1. Penso que os relacionamentos entre as pessoas são qualquer coisa do género: 1 mais 1 = 3. Parece que não sei fazer somas. Com as pessoas não há verdades matemáticas. Eu explico: num par, num casal, num relacionamento deverá haver muito respeito e isto implica que exista o "eu", o "tu" e o "nós". Enquanto entidades diferentes que se complementam e partilham seja lá o que for. Mas não de fundem, não se anulam. O "nós" aparece pelo facto do "eu" e o "tu" ser tão apreciado mutuamente. Por isso é que 1 mais 1 são 3. 

São umas continhas fáceis de fazer mas difíceis de entender pela maioria. Olhando à volta percebe-se a frequência com as pessoas se juntam ou permanecem juntas por todas as razões imagináveis e mais algumas, menos pelo que interessa - por se amarem mutuamente. Podia fazer aqui uma desfiada de razões e de motivos que levam as pessoas a permanecerem juntas. Mas estou sem paciência. Nem sei bem porque estou a falar nestas coisas.

Hoje estou impaciente. Com a lua má. Estou cheia de dores. Tenho uma coluna vertebral que é minha amiga a maior parte do tempo. Mas quando se zanga, é como eu, zanga-se a sério. Depois passa. Mas enquanto passa e não passa, dá-me o que fazer. Faz-me sentir partida pelo meio. Impotente, sem poder governar a minha vida, como gosto tanto de fazer. É o chamado descanso à força. Só que o descanso é bom quando é descanso. Nada do que é forçado é bom. Ou não fosse eu livre de essência. Mas por vezes o meu corpo lembra-me que sou livre mas nem tanto. Toda a liberdade tem que ter as suas balizas. Não pode ser cega. Pode ser usufruída e não gasta de qualquer maneira.  O meu próprio corpo mostra-me que não controlo absolutamente nada. Num minuto estou feliz, com a vida nas mãos e no minuto seguinte, a angustia e a dor instalam-se e a vida salta para as mãos de Deus. Na verdade, de onde nunca saiu. Bocadinhos difíceis, agudos. Apesar de tudo, pedagógicos. Voltam colocar ordem na vida, no sentido das prioridades e da relativização. Tudo volta a ter a importância que tem. E o que não tem importância é colocado no seu devido lugar. Nos bocadinhos difíceis, lembramo-nos das pessoas que verdadeiramente são especiais. Aquelas que fazem toda a diferença na nossa vida. É verdade, por mais que deteste estar doente, reconheço a sua pedagogia. 

E agora vou fazer a única coisa útil que consigo fazer neste estado: pensar um bocadinho sobre tudo e sobre nada, sobre a vida, sobre as pessoas. Sobre o amor. Sobre a aceitação das nossas próprias limitações. Aqui está um belo tema para pensar. Dará, com certeza, uma bela conversa.

Comentários

As mais lidas...

Os olhos da alma

Existem olhares que matam. Não matam a vida mas matam o coração e a alma. Hoje estou neste comprimento de onda. A pensar na importância que os olhares têm. Eu, que sou uma pessoa cheia de palavras e que adoro este tipo de expressão, sou uma franca apreciadora de olhares. Não só de olhares como também de todo o conjunto de formas não verbais de comunicarmos uns com os outros. Da mesma forma que o nosso subconsciente e o nosso coração são muito mais inteligentes que o nosso cérebro e que a nossa racionalidade, o não verbal expressa muito mais sinceramente o que o outro está a pensar ou a sentir. E o olhar é majestoso nesta forma de comunicar. Penso que existem olhares que salvam e olhares que condenam. E não são necessárias quaisquer palavras a acompanhar o que se diz com os olhos.  Neste momento tenho os pensamentos a mil à hora (o que não é difícil, tratando-se de mim). E penso nestas coisas dos olhares. Da importância que tem olharmos os outros, olhos nos olhos, de igual para igu

Corações à janela

De vez em quando o meu coração sai fora do peito. Deixa um lugar vazio. Cheio de nada. Vai espreitar à janela. Vai ver se existem outros corações como ele, a espreitarem, a ver se encontram o que lhes falta. Quando se espreita à janela de uma casa vazia, vê-se fora uma multidão que ainda torna mais vazia a casa da janela onde se espreita. A janela de onde o meu coração espreita tem uma vista colossal sobre a rua da amargura. Da janela vêem-se outros corações a espreitar. Uns despedaçados, outros partidos. Todos os corações inteiros e de saúde encontram-se dentro do peito onde pertencem. Quanto muito, passeiam de um peito ao outro quando se trocam palavras de amor. Não espreitam à janela de casas vazias. Mas uma casa vazia torna-se muito grande, muito solitária e muito fria para que um coração rasgado possa estar sozinho em paz a sangrar. Tem que se entreter e vai espreitar à janela. Tem que ver se encontra um outro coração com quem possa partilhar as mágoas. E faz adeus aos outros

A parvoíce de verão

Resolvi renovar a imagem deste blog. Os meus mundos necessitam de ser dinâmicos. Diz-se que as aquarianas são assim. Detestam rotinas e mais do mesmo. Assim, vou alterando o que posso alterar. Com tantas cores que a vida tem, não é necessário andar-se  sempre com os mesmos tons. Por outro lado, quando não se consegue mudar questões estruturais da nossa vida (embora nos apeteça) vamos mudando o que podemos mudar, o que está ao nosso alcance.  Resolvi então arejar um dos meus mundos mais queridos, o da escrita. Como sou eu própria, mantenho uma certa constância em termos cromáticos e de forma. Há coisas que aqui, tal como na vida, não abdico. São muito próprias, muito minhas. De resto, adoro experimentar tudo o que é diferente de mim. O que é meu eu já conheço. Interessa-me experimentar tudo o que é novo. Deve ser mesmo por ser aquariana de signo com ascendente em aquário. Muito aquário por metro quadrado! Não me safo do exotismo deste arquétipo. Falo disto como se percebesse alguma