Avançar para o conteúdo principal

As primeiras 2 gotas da alma

Hoje vou falar de preciosidades. De tesouros sem possibilidade de se atribuir qualquer valor, preço ou medida. Vou falar da mais bonita forma de amor: a amizade profunda. Aquela que raia o impensável, o infinito, o incondicional. Vou falar de uma das melhores partes da minha vida. Daquela que tem feito um mundo de diferença no meu caminho, na minha evolução enquanto ser humano. Sou tão melhor pessoa graças a 2 amigas que Deus me deu!!! Acredito que os amigos verdadeiros são a família que nós temos a oportunidade de escolher! E, mais maravilhoso ainda, que nos escolhem também. Por aquilo que nós somos, mas, de uma forma ainda mais valiosa, apesar daquilo que nós somos. 

Eu sou uma pessoa tão abençoada!!! Nos meus 40 e tal anos de vida, já vivi a fase de ter muitos amigos, os de infância, os da família, os de casa, os de sair, os de outras coisas e ainda os mais ou menos conhecidos, dependendo dos contextos. Como a vida sempre tem planos para nós, para nos tornarmos melhores seres humanos, por vezes dá-nos a oportunidade de avaliar quem está à nossa volta e separar o trigo do joio. Fui tendo essa oportunidade. Expurguei tudo e quem havia a expurgar. E no principio, no processo, no fim, e no caminho de sempre, permaneceram as minhas mais queridas irmãs de coração. Uma amizade que dura há mais de 25 anos!!! E somos tão diferentes!!! E respeitamo-nos tão profundamente!!! Se nos conhecesses dirias: como é possível?! Tão diferentes em termos de gostos, interesses, personalidades...até fisicamente, somos completamente diferentes! É uma daquelas ironias do Céu! Fazemos um trio imbatível!

Costumo definir-me como uma pessoa bastante forte em termos de estrutura psicológica e emocional. Deus deu-me esta graça e a vida colocou-a à prova. Também sou muito impetuosa, enérgica e uma "força da natureza" (palavras das minhas amigas). Assim me parece ser. Mas na verdade, até a maior força, a maior alavanca do mundo, necessita dos seus pontos de apoio. Ninguém é coisa nenhuma sozinho. Eu tenho a sorte de ter estes dois pontos de apoio maravilhosos! Cada uma da sua forma, da sua maneira, ambas com uma doçura extraordinária, com uma paciência ainda maior e, até hoje, acho admirável que tenham por mim a amizade que têm. 

Quando a vida se me ia escapando, elas seguraram-me, ampararam-me e amaram-me. Por vezes, basta a sua existência para salvarem vidas. A minha, salvaram. Tem sido a mais bonita forma de amor que tenho recebido. Só porque sim. Em dádiva!

E valorizo-o tanto!!! Penso que nem elas têm a noção exata da importância que têm na minha vida. Repare, penso que concordará comigo se lhe explicar o seguinte: quanto não vale alguém que na verdade, por vezes, não consegue entender na totalidade o nosso âmago (porque somos esdrúxulas....), a nossa forma de sentir ou de nos emocionarmos e, mesmo assim, ampara e respeita? Quanto é que isto não vale? E que apesar de não concordar com uma decisão, nos acompanha no caminho? E que nos diz o que precisamos de ouvir, mesmo que seja duro e mesmo que magoe, sendo para nosso bem? Que valor se atribui a este tipo de coragem? 

Eu tenho amigas muito corajosas. Elas pensam que eu sou a mais corajosa das três.  Eu não penso nada disso. Temos diferentes tipos de coragem. Tal como também somos diferentes. Mais corajoso é quem, apesar de ter medo, faz o possível para o ultrapassar. Com todas as suas forças. Com toda a sua força de vontade. Com todo o seu sopro de vida. Com toda a sua alma. As minhas amigas sabem que o medo é a antítese do amor. A essência de cada uma delas, é o amor. Assim, de forma inconsciente, lutam contra os seus próprios medos, com todas as suas forças. Por vezes até nem dão por isso...são admiráveis! Vê porque digo que são tão corajosas?

Vou partilhar consigo o meu medo. Só posso partilhar o que me pertence. Nunca se pode partilhar o que não é nosso. Pelo menos não se deve. Deus não me deu grandes medos. O que é otimo! O meu maior medo é de mim própria. De não me ir tornando melhor pessoa. De não conseguir controlar os meus maiores defeitos, nomeadamente a minha ira. É verdade. Sou muito temperamental. Gargalhada fácil, bom humor, muita alegria. Mas, na volta do correio, também a zanga é muito fácil, perder as estribeiras e dizer uns valentes disparates é igualmente fácil. Passa rápido mas tenho medo dos estragos que possa fazer...disto tenho medo! Adoro as diferenças entre as pessoas. Mas tenho medo de não as conseguir respeitar verdadeiramente. Tenho medo de, no meio da minha impetuosidade, de tanta energia, atropelar alguém e nem dar conta! Levar o mundo à frente! 

Mas como tudo o que Deus faz, faz bem feito, deixou-me ter 2 amigas que são a doçura em pessoa! Cada uma à sua maneira. Tão diferentes e tão magníficas! Mas na verdade, apesar das diferenças, temos uma plataforma de valores que é comum. Amor, respeito, verdade e justiça. Os ingredientes suficientes para qualquer tipo de relação entre as pessoas e com o mundo. E com o Céu, pois as 3 acreditamos.

Já percebeu que esta escrita toda é uma declaração da mais profunda amizade. É verdade. Se eu partisse para o Céu hoje, ficaria tranquila no sentido em que tinha, mais uma vez, dito, neste caso, escrito, formalizado, assinado, afirmado a amizade profunda que tenho pelas minhas melhores amigas! Sabe, procuro que cada pessoa que é especial na minha vida o saiba. Não escondo os bons sentimentos que tenho no coração. Divulgo-os. Quem por mim é amado, saberá que o é! É o melhor de mim que tenho para oferecer!

Comentários

Enviar um comentário

As mais lidas...

Os olhos da alma

Existem olhares que matam. Não matam a vida mas matam o coração e a alma. Hoje estou neste comprimento de onda. A pensar na importância que os olhares têm. Eu, que sou uma pessoa cheia de palavras e que adoro este tipo de expressão, sou uma franca apreciadora de olhares. Não só de olhares como também de todo o conjunto de formas não verbais de comunicarmos uns com os outros. Da mesma forma que o nosso subconsciente e o nosso coração são muito mais inteligentes que o nosso cérebro e que a nossa racionalidade, o não verbal expressa muito mais sinceramente o que o outro está a pensar ou a sentir. E o olhar é majestoso nesta forma de comunicar. Penso que existem olhares que salvam e olhares que condenam. E não são necessárias quaisquer palavras a acompanhar o que se diz com os olhos.  Neste momento tenho os pensamentos a mil à hora (o que não é difícil, tratando-se de mim). E penso nestas coisas dos olhares. Da importância que tem olharmos os outros, olhos nos olhos, de igual para igu

Corações à janela

De vez em quando o meu coração sai fora do peito. Deixa um lugar vazio. Cheio de nada. Vai espreitar à janela. Vai ver se existem outros corações como ele, a espreitarem, a ver se encontram o que lhes falta. Quando se espreita à janela de uma casa vazia, vê-se fora uma multidão que ainda torna mais vazia a casa da janela onde se espreita. A janela de onde o meu coração espreita tem uma vista colossal sobre a rua da amargura. Da janela vêem-se outros corações a espreitar. Uns despedaçados, outros partidos. Todos os corações inteiros e de saúde encontram-se dentro do peito onde pertencem. Quanto muito, passeiam de um peito ao outro quando se trocam palavras de amor. Não espreitam à janela de casas vazias. Mas uma casa vazia torna-se muito grande, muito solitária e muito fria para que um coração rasgado possa estar sozinho em paz a sangrar. Tem que se entreter e vai espreitar à janela. Tem que ver se encontra um outro coração com quem possa partilhar as mágoas. E faz adeus aos outros

A parvoíce de verão

Resolvi renovar a imagem deste blog. Os meus mundos necessitam de ser dinâmicos. Diz-se que as aquarianas são assim. Detestam rotinas e mais do mesmo. Assim, vou alterando o que posso alterar. Com tantas cores que a vida tem, não é necessário andar-se  sempre com os mesmos tons. Por outro lado, quando não se consegue mudar questões estruturais da nossa vida (embora nos apeteça) vamos mudando o que podemos mudar, o que está ao nosso alcance.  Resolvi então arejar um dos meus mundos mais queridos, o da escrita. Como sou eu própria, mantenho uma certa constância em termos cromáticos e de forma. Há coisas que aqui, tal como na vida, não abdico. São muito próprias, muito minhas. De resto, adoro experimentar tudo o que é diferente de mim. O que é meu eu já conheço. Interessa-me experimentar tudo o que é novo. Deve ser mesmo por ser aquariana de signo com ascendente em aquário. Muito aquário por metro quadrado! Não me safo do exotismo deste arquétipo. Falo disto como se percebesse alguma